sábado, 27 de março de 2010

O PERFIL DO PERITO CONTÁBIL


RESUMO

O artigo traz as caracterizações, atribuições, bem como os usuários e funcionalidades do perito contábil, que é um profissional que se exige muito conhecimento e responsabilidade por está direcionado a área judicial.

O PERFIL DO PERITO CONTÁBIL

1-INTRODUÇÃO

A perícia contábil que antes era pouco comentada, esta cada vez mais crescendo e atraindo os profissionais dessa área.
Essa profissão necessita de grande aprimoramento dos conhecimentos e muita responsabilidade, pois, o seu exercício compromete decisões judiciais ou extrajudiciais, devendo sempre estar se atualizando perante a legislação para se evitar falhas inadmissíveis.


2-CONCEITUAÇÃO DO PERÍTO CONTÁBIL

O perito se encarrega de exercer perícia com os procedimentos necessários e obrigatórios, buscando a verdade nos registros e documentos contábeis.
Deve ser nomeado pelo juiz ou partes, fazendo laudos relativos a tal caso.
Os laudos e pareceres contábeis são de extrema importância para a decisão judicial.
Para ser perito contábil, deve-se estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade e possuir autorização judicial de perito, ter um enorme conhecimento na área, experiência profissional, respeito ético à profissão, enorme responsabilidade e estar sempre atento as alterações ocorridas na legislação.
Quando o juiz recorre ao perito e o informa da causa a ser estudada, o perito deve fazer seu planejamento pericial, executar todos os procedimentos cabíveis e exigidos dentro da lei, tendo de apresentar o laudo pericial e parecer contábil dentro do prazo imposto por lei pelo juiz.
O laudo pericial e o parecer contábil devem ser apresentados de forma clara e objetiva, especificando os procedimentos utilizados e as conclusões obtidas, encaminhando por petição protocolada quando requerimento judicial; por qualquer meio que possibilite comprovar sua entrega, quando extrajudicial.
Após o juiz receber o trabalho solicitado é liberado um alvará ao perito prestador do serviço, para a liberação de recebimento dos seus honorários, que são depositados diretamente em sua conta bancária.


3-CONCLUSÃO

O mercado de trabalho hoje, está cada vez mais saturado, e para ganhar a preferência de nossos concorrentes devemos ser profissionais qualificados e sempre nos interagirmos com as modificações ocorridas.
Para os futuros ou já profissionais contábeis interessados em se especializarem, a perícia é um campo menos saturado e com uma remuneração bastante atrativa.Porém é um campo que necessita de uma imensa dedicação, por exigir muito conhecimento.
Mas é uma área bastante interessante e prazerosa para os amadores da contabilidade, pois, além de testar e provar seus conhecimentos contábeis, busca a verdade e exigir o cumprimento de seus princípios.

Um comentário:

  1. Qual a formação acadêmica dos peritos que estão verificando se houve ou não responsabilidade de Dilma nas tais pedaladas fiscais?

    ResponderExcluir