sábado, 27 de março de 2010

CINCO RAZÕES PARA ESTUDAR PERÍCIA CONTÁBIL.


Perícia Contábil tem grande relação com o que no mercado internacional vem sendo denominada de “Forensic Accounting” ou Contabilidade Forense. Trata-se de uma especialidade desenvolvida pelas grandes empresas de auditoria como forma de proteção aos riscos de suas atividades operacionais. Além de ser uma forma de controle dos procedimentos internos essas empresas viram nesse conhecimento uma oportunidade e passaram a oferecer esse trabalho aos seus clientes.

Diversos estudos apresentam cinco razões para que um estudante se dedique a essa especialidade contábil, como a seguir;

1. salário

O salário para um novato esta situado entre USD 30 000 a USD60 000 por ano (pesquisa nos Estados Unidos). O aumento anual de salário com base em desempenho pode alcançar até seis dígitos com base na experiência em realização de investigações sobre fraudes.

2 Ação investigativa

O trabalho é interessante porque envolve um processo de investigação de fraudes. Estar familiarizado com a lei, com a investigação de fraude e suas repercussões contábeis, além da investigação sobre manipulação de dinheiro, constituem habilidades necessárias para realização deste trabalho.

3 Amplia as possibilidade de trabalho

A especialização leva a diferentes tipos de trabalho. Por exemplo, a pessoa pode ser especialista em falências, diretor financeiro, advogado, consultor, auditor externo e independente, auditor interno e em muitos outros trabalhos que envolvam conhecimentos contábeis na solução de processos litigiosos.

4 O mercado

Esta especialização ainda é considerada nova e não é oferecida em muitas faculdades. Esta é a chance para florescer nesse mercado antes que se torne um trabalho comum como aconteceu com a tecnologia da informação. Nos casos de atuação no Poder Judiciário será necessário um trabalho de distribuição de Curriculos perante os Membros da Magistratura.

5 Exploração de software

Para quem gosta de explorar novos softwares de computador, esta também pode ser uma oportunidade única. Cada vez mais as auditorias necessitam de instrumentos para uma abordagem proativa nas amostragens com vistas ao levantamento de indícios que a ação posterior de investigação procure comprovar.

Portanto, a contabilidade forense (ou perícia forense ou contabilidade investigativa) constitui um trabalho desafiador.


(PROF. LINO MARTINS DA SILVA - 13/12/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário